MULHERES EMPREENDEDORAS EUROPA-ÁFRICA

Conheça a nossa história, os nossos projectos, a nossa fundação mas sobretudo os nossos objectivos.

MENSAGEM DA FUNDADORA

"A mulher é versátil. Somos a força da natureza. Somos capazes de realizar coisas inimagináveis e de construir a nossa própria história. Por isso, a missão da AMEEA é ajudar o maior número de mulheres a acreditarem no seu potencial, nos seus sonhos e a torná-los realidade."

Isabel M. Denascimento

Fundadora e Presidente AMEEA

Fundada em Fevereiro de 2015, na Bélgica, a AMEEA - Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África viu a sua sede transferida para Portugal a 18 de Outubro de 2019 sob o NIF: 515679020. Fundada pela atual Presidente - Dra. Isabel Manuel de Nascimento - que confere à associação a sua experiência como Diplomata, dialogando com mulheres empreendedoras em vários sectores da sociedade, apoiando ideias e projetos promissores que encontram por vezes dificuldades e obstáculos na sua concretização. A AMEEA nasce precisamente para dar voz e visualização à troca de vivência e experiência adquirida entre mulheres empreendedoras Europeias e Africanas.

Isabel Denascimento

Presidente | Fundadora

OS NOSSOS PROJECTOS

Com o objectivo de promover e auxiliar mulheres empreendedoras a potenciar as suas ideias e projectos, promovemos o intercâmbio de experiências e partilhas, nomeadamente através de:

PREMIAÇÃO AMEEA

O prémio AMEEA visa distinguir mulheres que se destacaram através de propostas e projectos inovadores que impulsionam e encorajam o desenvolvimento da Mulher Europeia e Africana.

SOBRE A AMEEA

Local privilegiado para o desenvolvimento de relações e parcerias, a AMEEA, instituição sem fins lucrativos foi criada em fevereiro de 2015 e tem a sua sede em Lisboa (Portugal). É dirigido a todas as pessoas do mundo empresarial, dirigentes de empresas privadas ou públicas, mulheres na profissão liberal, na economia social, na solidariedade, no desenvolvimento sustentável e na sociedade civil. A Associação acolhe homens como membros regulares, bem como empresas como membros corporativos. Dirige-se também a outras pessoas ou grupos que pretendam promover os objetivos da Associação e contribuir para o seu desenvolvimento. Também recebe membros e participantes em atividades de todos os continentes.

A NOSSA MISSÃO

A nossa missão é promover, desenvolver e apoiar o empreendedorismo feminino como uma alavanca para o desenvolvimento económico sustentável nos Estados-Membros da União Europeia e em todos os países africanos. A Associação promove uma visão ótima e eficiente do empreendedorismo entre as mulheres europeias e africanas e visa equipá-las, concentrando-se em atividades e serviços que promovam a partilha de experiências, a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento de competências. A Associação Internacional é também um local privilegiado para a reflexão coletiva, a promoção do sucesso, o networking e o desenvolvimento de parcerias empresariais, constituindo assim um ponto de referência para o empreendedorismo feminino entre a Europa e África. Recebe homens que se preocupam com o empreendedorismo feminino, bem como empresas como membros corporativos.
▶ LER MAIS / MENOS TEXTO

Mais especificamente, a Associação Internacional dirige-se a mulheres oriundas de países dos 28 Estados-Membros da União Europeia e dos 54 Estados do continente africano: • que desejam iniciar e desenvolver projetos;
• que têm negócios em fase de arranque ou em expansão;
• que, em suas respetivas comunidades, assumem responsabilidades que exigem dinamismo, liderança e criatividade.
Quer venham da comunidade empresarial, essas mulheres empresárias se beneficiarão de uma rede e de recursos lucrativos.
Em linha com a sua missão e com vista a uma economia sustentável, o mandato da Associação Internacional é facilitar a aproximação e consolidar os laços entre as mulheres empresárias europeias e africanas, em particular:

• promover a sinergia entre elas, acima de tudo para mobilizar ainda mais a comunidade internacional para mobilizar recursos financeiros para apoiar o empoderamento das mulheres europeias e africanas, garantindo que os recursos liberados cheguem àqueles que realmente precisam
• implantar ações, incluindo políticas conducentes ao desenvolvimento na União Europeia e nos países africanos, através de oportunidades de trabalho em rede através de atividades relevantes, acessíveis e criativas;
• gerar debates construtivos entre mulheres europeias e africanas sobre questões relacionadas com o empreendedorismo feminino;
• destacar os sucessos de mulheres empresárias europeias e africanas;
• encorajar e promover iniciativas ou projetos especiais dos membros;
• contribuir para a sucessão empresarial, transferindo conhecimentos especializados para apoiar as mulheres empresárias;
• desenhar workshops práticos que visem aumentar as aptidões e competências com vista à expansão do seu negócio;
• desenvolver parcerias entre empresas reconhecidas de mulheres europeias e africanas;
• criar uma rede inclusiva aberta às diversas preocupações e realidades encontradas pelas mulheres na Europa e na África que trabalham com empreendedorismo.

OS NOSSOS VALORES

Os valores que inspiram nossa filosofia e sustentam a nossa ação: 1. Respeito pelo indivíduo significa que todas as pessoas em uma empresa têm valor e potencial: Todos merecem respeito. Não basta ter respeito pelos outros, mas também é preciso saber demonstrá-lo. Nosso método é poder e saber envolver todos os funcionários, para uma melhoria necessária dentro do seu serviço. Isso permite promover o envolvimento de todos e contribuir para uma mudança positiva no seu trabalho. A excelente gestão permite que todos desenvolvam técnicas de melhoria que promovam a produtividade e o bem-estar dos colaboradores da empresa.
▶ LER MAIS / MENOS TEXTO
2. Liderar com humildade implica disponibilidade para ouvir e aceitar as sugestões de todos, independentemente do cargo ou posição de cada pessoa na empresa.

3. Esforce-se pela perfeição Este é um princípio difícil de implementar. Embora a perfeição possa parecer inatingível, isso não significa que você não possa se esforçar para alcançá-la.

4. Adote o pensamento racional Compreender o que funciona e o que não funciona é essencial para explorar novas ideias. Estabelecer um sistema participativo de melhoria dentro da empresa é essencial, principalmente para incentivar os funcionários a fazerem o mesmo sem medo de falhar.

5. Concentre-se no processo Frequentemente, há uma tendência de culpar os outros quando as coisas dão errado; em muitos casos, o problema está no processo e não na pessoa. Quando ocorre um erro, é essencial realizar a avaliação do processo para localizar o erro. Uma vez que esse erro foi detetado, ajustes devem ser feitos para tentar alcançar os objetivos desejados.

6. Garantir a qualidade na fonte A alta qualidade só pode ser alcançada depois que cada parte do processo for realizada corretamente. Pode ser útil organizar as áreas de trabalho para que os problemas potenciais se tornem imediatamente visíveis.

7. Pense sistematicamente Em uma empresa, cada serviço está interconectado e funciona em conjunto. É importante entender que a relação entre cada uma dessas partes deve ajudar muito para a tomada de decisões melhores. Portanto, é importante evitar todos os obstáculos que interrompem o fluxo de ideias e informações.

8. Crie uma comunicação constante Desde o primeiro dia, os funcionários devem estar cientes das metas e da declaração de missão da organização. Todos os funcionários devem ter certeza de que fazem parte da organização, para onde estão indo e como devem chegar lá. O conhecimento os ajudará a alinhar suas próprias ações e objetivos com os da empresa.

9. Crie valor para o cliente Uma empresa que deixa de dar valor e importância ao cliente não é sustentável ao longo do tempo! É por isso que você sempre tem que ouvir o cliente, porque valor é o que o cliente está disposto a pagar.

10. Evite o desperdício Para garantir uma boa gestão, é necessário melhorar significativamente o desempenho e reduzir os custos gerais.

CONTACTOS

A melhor forma de entendimento entre o ser humano - a comunicação. Entre em contacto com a AMEEA através do nosso formulário ou pelos contactos telefónicos.

Contacto:

Preencha o nosso formulário com as suas questões.

Sede:

Rua Manuel Casanova Rodrigues, 178, 2º Esq.
2750-779 CASCAIS | Portugal

Siga-nos: